29.8.12

3 novelas devem deixar o catálogo da Netflix em 1 de setembro

Desde o início da operação da Netflix no Brasil em 5 de setembro de 2011, a empresa tem a Televisa como uma das parceiras fornecedoras de conteúdo para o catálogo de vídeos sob demanda. E agora com quase 1 ano de funcionamento, algumas novelas devem deixar o catálogo da Netflix. Isso acontece porque as distribuidoras de programas firmam contratos temporários com a empresa, geralmente válidos por 1 ano, e fica a caráter da Netflix querer renovar esses programas ou não.

Entenda como funciona:
Para quem não conhece, a Netflix é uma empresa norte-americana e funciona como uma locadora de filmes e programas de TV. Nos Estados Unidos a empresa opera de duas formas: locação de mídia física e locação de conteúdo online sob demanda. Aqui no Brasil funciona apenas a locação de vídeos sob demanda. Por R$15,00 mensais, o cliente pode assistir quantos filmes e programas quiser, sem limites e sem multas, mas é necessário ter uma assinatura de banda larga para poder assistir aos vídeos na qualidade mínima recomendada, podendo alguns filmes ser visto até em alta definição. O cliente faz um cadastro pessoal e no mesmo instante já pode começar assistir aos programas. O pagamento é debitado direto no cartão de crédito e o primeiro mês é gratuito para experimentar, sem ter a necessidade de continuar caso o assinante não goste. Não há fidelidade, podendo o cliente cancelar quando quiser. O assinante pode assistir os vídeos diretamente de seu computador pelo site, nos consoles Playstation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii e também nos celulares e tablets da Apple ou com Android.

Televisa na Netflix:

Atualmente a Netflix possui 17 telenovelas e 6 séries da Televisa em seu catálogo, todos eles dublados para o português. Também há novelas de outras empresas de comunicação como Zorro - a Espada e a Rosa da Telemundo (Record, 2007), Café com Aroma de Mulher da RCN (SBT, 2001), Dance Dance Dance da (Band, 2007), Metamorphoses da (Record, 2004), O Direito de Nascer do (SBT, 2001), entre muitas outras inéditas e já conhecidas do público brasileiro.
Mas 3 novelas se encontram em situação delicada no catálogo, previstas para sair no dia 1 de setembro. A Madrasta (SBT, 2005), Destilando Amor (SBT, 2007) e Paixão (CNT, 2010). Outros títulos também estavam previstos para serem retirados do ar, mas por algum motivo que desconhecemos foram previamente renovados e estão garantidos até setembro de 2013 no catálogo, são eles: O Pantera (CNT, 2009), As Tontas não vão ao Céu (SBT, 2010), Chaves (SBT, 1984) e Maria do Bairro (SBT, 1997).
Logicamente, assim como nas emissoras, uma novela pode ter mais público assistindo que outra novela, fazendo assim com que a Netflix se interesse pela renovação de algumas e outras não. Em entrevista no mês de julho para o site Techtudo, o diretor da Netflix, Jonathan Friedland ao comentar sobre os desafios do primeiro ano de operação no Brasil disse que “os brasileiros detestam as novelas produzidas em outros países da América Latina”, um comentário um tanto fora da realidade. O Brasil tem um público fiel à essas novelas, que admiram os artistas latinos, porém apesar de ser uma minoria dentro de um público geral de filmes e programas de TV, não quer dizer que novelas mexicanas são detestadas pelos brasileiros.
Assistir novelas na Netflix é um verdadeiro paraíso para qualquer fã de novelas mexicanas. Além de poder assistir aos capítulos na hora em que puder, não perde um capítulo sequer por causa daquele compromisso que tinha em tal dia. Todos os capítulos são completos, sem aqueles cortes indesejáveis que o SBT costuma praticar em aberturas, cenas e encerramentos. Imagem de alta qualidade, de acordo com sua banda larga, som em português, sinopse do capítulo e a possibilidade de pausar como assistir a um DVD.

O futuro dos outros títulos não mencionados acima é incerto na Netflix. Tem que esperar as datas de expiração se aproximarem para obtermos dados reais sobre eles. Há uma suspeita de que mais 4 títulos já foram também previamente renovados antes da data de expiração: Rebelde (SBT, 2005), A Feia mais Bela (SBT, 2006), Rubi (SBT, 2005) e Amigas e Rivais (SBT, 2002). No ano passado, o acordo previa uma disponibilização de 3 mil horas de conteúdo por ano entre novelas e séries, sendo que uma novela só poderia ser adicionada depois de um ano do término de exibição no México. A expectativa para o segundo ano da Televisa na Netflix do Brasil é muito grande, porém também é muito duvidoso. Por enquanto dentro desta lista, apenas uma novela é inédita do público brasileiro: Mar de Amor (2009). O que resta apenas é aguardar para as próximas novidades.


O que você confere a seguir são as 17 telenovelas e as 6 séries em ordem de mais assistidas pelos assinantes da Netflix segundo os dados do IMDb. Os números correspondem ao número de pessoas que avaliaram o programa, provavelmente são pessoas que assistiram ou estão assistindo ao conteúdo. Confira:

1) Rebelde – 910
2) A Usurpadora – 550
3) Rubi – 502
4) A Feia mais Bela – 423
5) Maria do Bairro – 357
6) A Madrasta – 134
7) Amigas e Rivais – 105
8) Paixão – 99
9) Destilando Amor – 85
10) Mundo de Feras – 69
11) Manancial – 66
12) As Tontas não vão ao Céu – 64
13) Feridas de Amor – 53
14) Camaleões – 51
15) Cúmplices de um Resgate - 48
16) Mar de Amor – 45
17) Amy, a Menina da Mochila Azul – 25

1) Chaves – 1838
2) Chapolin – 505
3) Os Simuladores – 151
4) Mulheres Assassinas – 81
5) O Pantera – 61
6) S.O.S. Sexo e Outros Segredos - 50



Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Blog Mundo Latino BR - @Geeohtavares1 @Geeohtavares1
@Geeohtavares1 FBTemplates | BTT